Saint Gobain


VENTOSA TRIPLICE FUNÇÃO

<< voltar

Funcionamento
 

Uma ventosa de tríplice função constitui-se de duas câmaras: uma com um orifício A bastante grande que permite grandes vazões de ar e trabalha com baixas pressões, a outra com um pequeno orifício B, que trabalha como uma ventosa simples realizando a eliminação do ar formado durante a operação das bombas.

Durante o enchimento da canalização, o volume de água cresce lentamente. O ar (a) escapa pelo orifício A com um volume equivalente à quantidade de água que entra na canalização.
Durante a operação das bombas, o ar (a) que se acumula na canalização é eliminado pelo orifício B, como na ventosa simples.
Durante o esvaziamento ou a ocorrência de uma depressão na canalização, o flutuador 1 desce sob ação do próprio peso, liberando a entrada de ar (a) pelo orifíco A.
 
Escolha da Ventosa de Tríplice Função
 
    Faixa recomendada para seleção
Eixo X: Vazão de água da linha, l/s

Conhecida a vazão da linha e adotado um valor para o diferencial de pressão entre o interior da ventosa e a atmosfera no momento do enchimento ou esvaziamento da canalização (geralmente adota-se 3,5 m.c.a ou 0,035 MPa), obtem-se um ponto que indicará o tamanho da ventosa a ser utilizada.

Eixo Y: Sobrepressão ou depressão na ventosa em metros de coluna d'água.



A tabela a seguir permite uma escolha simples da ventosa tríplice função, considerando o enchimento da canalização a uma velocidade de 0,5 m/s.

Canalização

Ventosa
Bar
DN < 250 VTF DN50 10, 16 e 25
DN 250 a 600 VTF DN100 10, 16 e 25
DN 600 a 900 VTF DN150 10, 16 e 25
DN 900 a 1200 VTF DN200 10, 16 e 25

<< voltar



Saint-Gobain Canalização

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao