Saint Gobain


VÁLVULAS DE CONTROLE (SÉRIE E2001)

<< voltar

Modelos

É muito extensa a gama de possibilidades de fabricação, tendo em vista as funções básicas e as funções combinadas de uma mesma válvula de controle. Destacamos a seguir, os modelos principais:


Modelo E2113-06/12

A Válvula com Controle Remoto Elétrico é projetada para abrir e fechar em resposta a um sinal elétrico. Disponível em dois modelos: normalmente fechado (abre quando energizado) e normalmente aberto (fecha quando desenergizado).

Nota:
O modelo padrão é normalmente fechado, sendo o modelo normalmente aberto fornecido sob encomenda.

Modelo E2115-00

A Válvula Redutora de Pressão é uma válvula de controle automática projetada para reduzir a pressão a montante a uma pressão constante a jusante independente das variações da taxa de vazão e pressão do sistema. O piloto regulador de pressão mede a pressão a jusante e modula abrindo ou fechando a válvula, mantendo a pressão no valor pré-estabelecido. O piloto regulador de pressão possui um parafuso que permite ajustar a pressão desejada a jusante. Quando a pressão a jusante atinge um valor inferior ou superior ao valor ajustado, o piloto e conseqüentemente a válvula principal, modulam no sentido de abertura ou fechamento, aumentando ou diminuindo a pressão retornando ao valor pré-determinado.

Modelo E2115-02

A Válvula Redutora e Sustentadora de Pressão é projetada para sustentar pressões mínimas a montante e reduzir esta pressão a uma pressão constante a jusante independente da taxa de variação de vazão e pressão do sistema. 

Modelo E2116-00

A Válvula Sustentadora e Aliviadora de Pressão é uma válvula de controle automática projetada para aliviar pressões excessivas ou sustentar pressões mínimas a montante. O piloto sustentador de pressão mede a pressão a montante, modulando a abertura ou o fechamento do obturador da válvula. O piloto sustentador de pressão possui um parafuso que permite ajustar a pressão máxima desejada a montante, quando esta ultrapassa ao valor ajustado, o piloto e conseqüentemente a válvula modulam no sentido de abertura, aliviando a pressão retornando ao valor preestabelecido. 

Obs: Quando instalada em derivação com descarga para a atmosfera, atua como Válvula de alívio.

Modelo E2116-52

A Válvula Antecipadora de Onda é uma válvula de controle automática projetada para proteger sistemas de bombeamento. A válvula alivia as ondas de pressão originadas nas mudanças bruscas de velocidade de escoamento, causadas pela parada repentina das bombas ou falhas de operação. A válvula abre imediatamente ao primeiro sinal de pressão negativa (geralmente 50% da pressão estática), que antecede o retorno das ondas de alta pressão, atenuando assim, o impacto sobre as bombas e a ruptura da canalização. A válvula também alivia excessos de pressão, se esta exceder um valor máximo pré-estabelecido (geralmente 10% acima da pressão de trabalho).

Modelo E2113-21/46

A Válvula Controladora de Bomba (Tipo Booster) é projetada para instalação a jusante da bomba no lugar da válvula de retenção. Sua função é controlar a partida e parada do bombeamento de forma a torná-lo suave em razão da redução da velocidade obtida através de um shut-off temporário. Desta maneira, o deslocamento da coluna líquida se faz minimizado sem a ocorrência de golpes por ocasião dos arranques e paradas do bombeamento. Eventualmente, em condições de queda de energia, a válvula atuará como retenção, com fechamento mais rápido que as válvulas de retenção convencionais. Os controles da bomba e da válvula estão sincronizados de modo a iniciar e parar a operação da bomba sempre com a válvula fechada. Este controle único proporciona a resposta extremamente rápida da válvula. No caso de não escoamento (vazão nula), a válvula tenderá a fechar, resultando na parada do bombeamento. A câmara do atuador opera segundo um sistema de controle de três vias. Uma válvula solenóide de três vias aplica alternadamente sobre o diafragma, a pressão a montante para fechar seguramente a válvula ou deixar a pressão da câmara superior escapar para a atmosfera a fim de abrir completamente a válvula. Se um corte do fornecimento de energia elétrica ocorrer, às condições de pressão se invertem, a mola interna fechará a válvula auxiliada pela ação da pressão de jusante. Quando se desenergiza a solenóide, esta pressuriza a câmara de controle do atuador de modo a fechar a válvula enquanto a bomba permanece ligada. Quando a válvula está próxima ao fechamento completo, o indicador de abertura ativará a chave de fim de curso que desligará a bomba diretamente no painel de comando.

Modelo E2110-10

A Válvula Controladora de Nível Máximo com Flutuador é uma válvula de controle automática projetada para controlar o nível de reservatórios ou tanques, fechando quando a água atinge um nível máximo pré-determinado. A válvula trabalha modulando, adequando a vazão de entrada à de descarga, buscando manter o nível máximo do reservatório. Se a água atinge o nível máximo determinado, a ação do flutuador promove o fechamento da válvula principal. Este tipo de piloto flutuador admite instalação em separado da válvula principal com poucas restrições, propiciando assim maior praticidade na montagem do conjunto e sua manutenção. 

Modelo E2110-14

A Válvula Controladora de Nível Máximo e Mínimo com Flutuador é uma válvula de controle automática projetada para controlar o nível de água em reservatórios ou tanques. A operação comandada por meio de piloto tipo flutuador admite abertura completa da válvula principal mesmo com pressões muito baixas. A abertura total da válvula principal reduz a perda de carga ao mínimo, reduz a abrasão e o risco de cavitação. Este tipo de piloto flutuador admite instalação em separado da válvula principal com poucas restrições, propiciando assim maior praticidade na montagem do conjunto e sua manutenção.

Modelo E2114-00

A Válvula Limitadora de Vazão é uma válvula de controle automática projetada para manter constante em um valor pré-estabelecido a vazão do sistema, sem considerar variações de pressão e de vazão. Por meio de um pequeno valor de diferencial de pressão obtido através de uma placa de orifício fornecida com a válvula principal, age sobre o piloto limitador de vazão e conjuntamente sobre atuador tipo diafragma que opera a válvula principal. Se a vazão do sistema exceder o valor pré-ajustado, o aumento do diferencial de pressão (sentido pelo orifício) fechará o piloto, resultando no estrangulamento da passagem pela válvula principal, limitando a vazão ao valor ajustado.

Modelo E2127-00

A Válvula de Altitude é uma válvula de controle automática projetada para controlar o nível de água em reservatórios elevados, através de um sensor que, acoplado ao reservatório, reage de acordo com a altura da coluna de água, sem a utilização de controles externos como flutuadores. Este tipo de válvula não modula, apenas abre para encher o reservatório e fecha, com estanqueidade total, quando se atinge o nível pré-determinado (a distribuição é feita por uma canalização independente).

<< voltar



Saint-Gobain Canalização

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao